Para que haja ensino de verdade é necessário que haja aprendizagem. Se o aluno tem alguma dificuldade para aprender, é preciso que o professor descubra uma maneira de ensinar que atinja o objetivo.
Atualmente, há alunos que chegam ao sexto ano de ensino fundamental sem ter aprendido a ler e a escrever.
Meu desafio é ensinar a esses alunos este conhecimento que é a base dos outros conhecimentos escolares.
Tenho feito isso há muitos anos e cada caso tem uma história diferente. Agora, quero fazer minhas anotações neste blog, acompanhando um novo aluno, a quem vou chamar de Lucas, nome fictício para que ele não seja identificado.
Lucas tem treze anos de idade e está no oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública. Ele conhece todas as letras, sabe os nomes de cada uma, porém não consegue ler sequer uma palavra. Ele não sabe ainda quais são os sons representados pela união das letras.
O que ficou acertado por enquanto é que o Lucas terá pelo menos 8 aulas de 50 minutos por semana comigo, individualmente. Nos veremos todos os dias, pois acredito que para que uma pessoa com dificuldades de aprendizagem consiga aprender são necessárias aulas diárias e atenção individual.
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