sexta-feira, 26 de abril de 2013

25-04-2013 12º dia de aula


 25-04-2013

12º dia – 2 aulas de 50 min.

Adição e subtração com uma casa decimal (com desenhos representando as quantidades somadas ou subtraídas).

Outras atividades:
Substituir desenhos por palavras para completar frases;
Começamos com PA, PE...        
Leitura e cópia de palavras com PA...
Separação de sílabas,
Completar palavras.

Dificuldades:

Quando uma palavra tem DI, TI ou outra com consoante mais I, a tendência dele é escrever com E.

Frequentemente Lucas confunde D e T. Por exemplo: apito – ele leu “apido”.

Hoje ele não identificou imediatamente o FA.

CE – ele leu QUE (por conta das sílabas CA, CO, CU)

Progressos:

Algo que ele está se acostumando é que as vogais A, E, O podem ser lidas – sozinhas ou junto com consoantes – com pronúncias diferentes, como em:
cala e cama,

belo e beco,
cola e como.

Hoje, para escrever DAMA, Lucas colocou DE – eu disse “não...” e ele “ah, é igual ao DÁ” e logo arrumou.

É necessário explicar que uma sílaba escrita pode ser lida de formas diferentes, dependendo da palavra, depois exercitar, repetir... Essa dificuldade é um dos entraves para o aprendizado.

Outra dificuldade que tenho observado com todos os alunos que tem dificuldades de aprendizado é desvincular o nome da letra do som que deve ser produzido na leitura. Por exemplo: B e A não se lê BEA;  C e A não se lê SA,  H e A não se lê GA. Por causa disso, não costumo sequer dizer os nomes das letras, somente as sílabas.



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