25-04-2013
12º dia – 2 aulas de 50 min.
Adição e subtração com uma casa decimal (com desenhos
representando as quantidades somadas ou subtraídas).
Outras atividades:
Substituir desenhos por palavras para completar frases;
Começamos com PA, PE...
Leitura e cópia de palavras com PA...
Separação de sílabas,
Completar palavras.
Dificuldades:
Quando uma palavra tem DI, TI ou outra com consoante mais I,
a tendência dele é escrever com E.
Frequentemente Lucas confunde D e T. Por exemplo: apito – ele
leu “apido”.
Hoje ele não identificou imediatamente o FA.
CE – ele leu QUE (por conta das sílabas CA, CO, CU)
Progressos:
Algo que ele está se acostumando é que as vogais A, E, O podem ser lidas – sozinhas ou
junto com consoantes – com pronúncias diferentes, como em:
cala e cama,
belo e beco,
cola e como.
Hoje, para escrever DAMA, Lucas colocou DE – eu disse
“não...” e ele “ah, é igual ao DÁ” e logo arrumou.
É necessário explicar que
uma sílaba escrita pode ser lida de formas diferentes, dependendo da palavra,
depois exercitar, repetir... Essa dificuldade é um dos entraves para o
aprendizado.
Outra dificuldade que tenho observado com todos os alunos que
tem dificuldades de aprendizado é desvincular o nome da letra do som que
deve ser produzido na leitura. Por exemplo: B e A não se lê BEA; C e A não se lê SA, H e A não se lê GA. Por causa disso, não
costumo sequer dizer os nomes das letras, somente as sílabas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário