15/04 - 5º dia de aula
2 aulas de 50 minutos
Começamos com a família silábica DA, DE, DI, DO, DU. Ele já
sabe a correspondência da letra de forma para a cursiva. Como já disse, Lucas não
precisa treinar coordenação motora.
As dificuldades que percebi hoje foram:
- troca do d pelo b quando escritas em letra de forma minúscula. É uma
dificuldade comum pois são grafias parecidas, assim como p e q.
Percebi na leitura de uma sequência de palavras que tinham b e d;
- nervosismo quando via que errava, o que o fez trocar
sílabas que não estava trocando até então. Parece que ele pensa que não sabe
mais e começa a “chutar”.
- às vezes tenta ler de trás para frente. Por exemplo: OCA –
ao invés de ler O-CA, ele tenta ler CO... (junta o O e o C).
Observação: sobre a troca do b pelo d,
isso ocorre quando a escrita é em letra de forma (de imprensa) minúscula, mas
não acontece com a letra cursiva, cuja grafia é bem diferente. Portanto, vamos
reforçar as atividades com a letra cursiva. A repetição da leitura de palavras
com b e d de imprensa deverá ser feita com a escrita cursiva ao lado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário