terça-feira, 16 de abril de 2013

5º dia de aula


15/04 - 5º dia de aula

2 aulas de 50 minutos


Começamos com a família silábica DA, DE, DI, DO, DU. Ele já sabe a correspondência da letra de forma para a cursiva. Como já disse, Lucas não precisa treinar coordenação motora.

As dificuldades que percebi hoje foram:
-  troca do d pelo b quando escritas em letra de forma minúscula. É uma dificuldade comum pois são grafias parecidas, assim como p e q. Percebi na leitura de uma sequência de palavras que tinham b e d;
- nervosismo quando via que errava, o que o fez trocar sílabas que não estava trocando até então. Parece que ele pensa que não sabe mais e começa a “chutar”.
- às vezes tenta ler de trás para frente. Por exemplo: OCA – ao invés de ler O-CA, ele tenta ler CO... (junta o O e o C).

Observação: sobre a troca do b pelo d, isso ocorre quando a escrita é em letra de forma (de imprensa) minúscula, mas não acontece com a letra cursiva, cuja grafia é bem diferente. Portanto, vamos reforçar as atividades com a letra cursiva. A repetição da leitura de palavras com b e d de imprensa deverá ser feita com a escrita cursiva ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário