Lucas treinou a escrita do nome,
copiando 4 vezes. Em todas, copiou errado a letra Q, substituindo por G da
letra cursiva minúscula. Há semelhança na grafia cursiva destas letras, chamei
a tenção para isso e mostrei-lhe como fazer. Nas minhas aulas, sempre mostro o
que está errado e peço para fazer novamente. Acredito que isso é importante:
errar e corrigir o erro, aprender a partir dele.
Na atividade para completar
palavras com as sílabas BA, BE, BI, BO, BU ele fez quase tudo certo. No
entanto, mostrou dificuldade para completar o BO de bola, que é pronunciado
diferente do BO de bolo. Temos treinado a leitura de palavras como essas: mesma
sílaba com pronúncias diferentes.
Trabalhamos com a família
silábica CA, CO, CU, que ele conhece mais ou menos. Faz confusão quando a
palavra mistura sílabas de famílias diferentes, como em BECO.
Na leitura, trocou algumas vezes
o BE pelo BI.
Para a leitura, grifo a sílaba
que estamos trabalhando no momento em cada palavra. Por exemplo: beco,
bico, boca, acaba.
O Lucas conhece mais ou menos as
sílabas com T e L. É um conhecimento parcial, “solto”, que ele não consegue
aplicar e frequentemente confunde. Também não consegue diferenciar as sílabas
com M e N.
Aos poucos vou conhecendo esse
aluno e suas dificuldades, o que ele sabe e o que não sabe, o que ele parece
saber, mas não consegue aplicar na leitura.
Atividades que fizemos: leitura,
cópia de palavras e do nome, cruzadinha, separação de sílabas e caça-palavras.
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