quarta-feira, 10 de abril de 2013

2º DIA DE AULA 08/04/2014

2 aulas de 50 minutos         
 

Lucas treinou a escrita do nome, copiando 4 vezes. Em todas, copiou errado a letra Q, substituindo por G da letra cursiva minúscula. Há semelhança na grafia cursiva destas letras, chamei a tenção para isso e mostrei-lhe como fazer. Nas minhas aulas, sempre mostro o que está errado e peço para fazer novamente. Acredito que isso é importante: errar e corrigir o erro, aprender a partir dele.

Na atividade para completar palavras com as sílabas BA, BE, BI, BO, BU ele fez quase tudo certo. No entanto, mostrou dificuldade para completar o BO de bola, que é pronunciado diferente do BO de bolo. Temos treinado a leitura de palavras como essas: mesma sílaba com pronúncias diferentes.

Trabalhamos com a família silábica CA, CO, CU, que ele conhece mais ou menos. Faz confusão quando a palavra mistura sílabas de famílias diferentes, como em BECO.

Na leitura, trocou algumas vezes o BE pelo BI.

Para a leitura, grifo a sílaba que estamos trabalhando no momento em cada palavra. Por exemplo: beco, bico, boca, acaba.

O Lucas conhece mais ou menos as sílabas com T e L. É um conhecimento parcial, “solto”, que ele não consegue aplicar e frequentemente confunde. Também não consegue diferenciar as sílabas com M e N.

Aos poucos vou conhecendo esse aluno e suas dificuldades, o que ele sabe e o que não sabe, o que ele parece saber, mas não consegue aplicar na leitura.

Atividades que fizemos: leitura, cópia de palavras e do nome, cruzadinha, separação de sílabas e caça-palavras.

 

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