sexta-feira, 28 de junho de 2013

Algumas dificuldades do Lucas

Os diferentes modos de pronunciar as sílabas com A, E e O ainda confundem o Lucas, mas ele já sabe que, dependendo da palavra, deve ler de um jeito ou de outro. Por exemplo, ao ler a palavra TIGELA, ele perguntou: "o GE é igual ao JA?".
A dúvida é porque ele já sabe que, mesmo sem acento, o 
A pode ser lido como á ou ã;
o E pode ser lido como e ou é;
o O pode ser lido como o ou ó.
Ele ainda confunde o E com som de é com o A.

Essa dificuldade, que ele não conseguiu superar sozinho no decorrer de vários anos na escola precisa ser superada com a ajuda do professor. É necessário mostrar a ele que as letras A, E, O e as sílabas que as contém podem ser lidas de duas formas, dependendo da palavra. É só ver palavras como:

CAMA   -   CASA
PODE    -   POÇO
PEDE    -   PEDAÇO
ELE      -    ELA

A maioria das crianças aprende isso sem maiores problemas, mas crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem podem ficar se debatendo nisso sem conseguir avançar se não tiverem ajuda.

Conteúdos já trabalhados

Desde a última vez que relatei as aulas com o Lucas, os seguintes conteúdos foram trabalhados:
Famílias silábicas XA, XE, XI, XO, XU,
GUE, GUI, GUA;
GE, GI;
VA, VE, VI, VO, VU;
CE, CI;
ÇA, ÇO, ÇU;
S ou SS;
R ou RR;
QUA, QUE, QUI;
Matemática: multiplicação.

Temos aulas todos os dias, a não ser quando há alguma interrupção no dia-a-dia normal da escola ou faltas. Isso é muito importante, pois trata-se de um aluno com muita defasagem de aprendizagem. Como é considerado um aluno de inclusão no oitavo ano, está acostumado a ser deixado de lado, sendo que muitos pensam que a socialização é o bastante e que ele não é capaz de aprender. Nada mais falso! Na minha experiência, tenho constatado que todos são capazes de aprender, desde que o professor consiga descobrir a forma como o aluno aprende, quais são suas dificuldades específicas e trabalhar a partir disso. Cada aluno com dificuldades de aprendizagem vai aprender num ritmo, mas isso não significa que não irá aprender. 

Aulas com Lucas até hoje (28-06-2013)

O Lucas tem progredido bastante em nossas aulas. É verdade que nem sempre ele consegue manter a concentração. Há dias em que ele tem uma espécie de "branco", uma confusão na qual parece que tudo que aprendeu até então se perdeu. Mas não é o que ocorre, a confusão é momentânea. Tudo que ele aprendeu está ali com ele. É preciso ter paciência, passar uma atividade bem fácil, que ele consiga fazer naquele momento e, no dia seguinte continuar com os conteúdos que ele precisa aprender.
Nesses momentos, posso dar atividades como liga-pontos e labirinto, por exemplo:









sexta-feira, 21 de junho de 2013

Atividades de alfabetização com sílabas CA, CO, CU

Atividades como essas, bastante divulgadas na Internet, são muito boas para ensinar crianças com dificuldades de aprendizagem. Contudo, o mais importante é o acompanhamento de perto do professor, lendo junto com a criança, percebendo onde estão as dificuldades para poder intervir com outras estratégias e atividades complementares. Com meus alunos eu não uso atividades que enfocam as letras e sim as sílabas.











sexta-feira, 14 de junho de 2013

Mais atividades com BA, BE, BI, BO, BU

Para o aluno com dificuldades de aprendizagem o professor não deve deixar essas atividades para que ele faça sozinho. É necessário ficar junto para orientá-lo, ir lendo para ele até que ele consiga ler aquela sílaba ou palavra sozinho. No caso da primeira atividade abaixo, eu completei a palavra COBRA, pois as sílabas como BRA ainda não  foram trabalhadas. Também tirei a parte de cobrir pontilhados, pois ele não precisa treinar caligrafia de letra cursiva.           

                                           












Exemplos de atividades BA, BE, BI, BO, BU

Essas atividades foram baixadas da Internet. Procuro utilizá-las sempre a partir dos sons das sílabas, evitando até usar os nomes das letras, pois percebi que os nomes das letras acabam causando confusão.









Eu utilizei todas essas atividades com o Lucas, colando no caderno e acrescentando outras em letra cursiva.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

11-06-2013

11-06-2013

VA, VE...

GUA, GUE, GUI.
Atividades: completar frases,
Cruzadinhas,
Ditado.
Hoje ele estava disposto e compreendendo bem as explicações. Conseguiu fazer tudo bem. Não é todo dia que ele apresenta um bom rendimento.


 07-06-2013

Nesta semana ficamos sem aulas dois dias.
Trabalhamos subtração como preparação para uma prova de recuperação desse conteúdo na aula de Matemática. Contudo, o professor da matéria veio me dizer que o Lucas se recusou a fazer a prova dizendo que não estava com a “cabeça boa” naquele dia.

Atividades:

ZA, ZE...
Formar palavras,
Cruzadinhas,
Caça-palavras.


segunda-feira, 3 de junho de 2013

03 de junho de 2013 - avanços e dificuldades

03-06-2013

Continuamos com VA, VE...
SA, SE, SI, SO, SU.

                                                                 Atividades: Cruzadinha,

Ler e copiar frases,
Completar palavras,

Avanços:
Quase não está trocando o N pelo M. Trocou apenas uma vez na leitura.
Leu corretamente as sílabas GA e JA, nas palavras gaveta e janela.


Dificuldades:
  • Sílabas com B:  leu corretamente o b em letra de forma minúscula na palavra SUBIU, mas perguntou “é o B?” ao ler a palavra SÁBADO (com minúsculas em letra de forma ou de imprensa). Perguntou a mesma coisa com relação a BEBI com letra cursiva.
  • Trocou T pelo D. Essa é a troca mais persistente.
  • SÁBADO leu “sapato” – porque tentou ler a palavra como um todo.
  • SINO leu “simo”, eu disse “não” e ele leu corretamente.



Prova de Matemática

28-05-2013

Neste dia ficamos treinando as continhas de adição e subtração, pois o Lucas teria prova no dia seguinte. Ele conseguiu fazer bem, embora às vezes confunda os dois tipos de operação. Achou difícil as contas como 100-89, 200-45, etc. Mesmo com dificuldade conseguiu fazer e acertar.

29-05-2013

Dia de prova, que foi feita na sala de aula normal com o professor da matéria. Foram 24 contas, entre subtração e adição. Resultado: ele fez todas as adições corretamente e errou todas as subtrações. O professor relatou que ele começou a fazer as subtrações como se fossem adições e que, ao alertá-lo, o Lucas apagou e refez todas, mas nenhuma estava certa. Acredito que ele deve ter ficado nervoso ao ver que tinha errado e não conseguiu voltar a se concentrar para refazer essa parte.

Retorno 27-05-2013


 Após dez dias de afastamento, retomamos as aulas. Lucas se mostrou contente pois, segundo ele, o professor de matemática tem passado várias continhas que ele consegue fazer. Disse que tem frequentado a lan house para entrar no facebook e já consegue enviar mensagens para os amigos e ler o que eles escrevem.

Atividades:
Adição e subtração de números com até 3 algarismos;

Cruzadinhas,
Caça-palavras,
Completar frases com palavras,

Iniciamos:
XA, XE, XI, XO, XU,
R entre vogais (barata),
GUE, GUI.
Trocas que continua fazendo:
PA por BA;
DA por TA;
JA por GA.

Quando vai escrever insiste em dizer os nomes das letras. Por exemplo: ele diz “P com A, PA”.